Menssenger Search

Baixe

Construindo um Site com O MENSAGEIRO

quinta-feira, 23 de agosto de 2007



Construindo um Site com O MENSAGEIRO



Para construir uma página da web não basta boa vontade. É necessário um conhecimento avançado de técnicas que vão desde os programas necessários até conceitos de propaganda e marketing. A elaboração de um site começa no velho e antiquado papel. É nele que começamos a esboçar o projeto, definindo objetivos, publico-alvo, diposição de páginas, recursos a serem utilizados, etc.
Ao construirmos um site, devemos seguir algumas regras básicas que não só irão nos auxiliar na construção de uma página, mas também vão permitir que o nosso site se destaque na internet. O primeiro passo é responder algumas perguntas:1) Qual o conteúdo do site?2) O que ele se propõe? É um site comercial, pessoal, de divulgação?3) Como será feita e qual a constância da atualização dele?4) Que tipo de recursos serão utilizados na sua elaboração?5) Quem é o público alvo?
O segundo passo é utilizarmos as respostas acima para planejá-lo, é necessário "pensar a página" antes de começarmos a construí-la: qual é a quantidade de páginas que irá ter o site? Como serão feito os vínculos? Abrirão em uma mesma janela, em outra? Que tipo de linguagem será utilizada para interagirmos usuário - site?Respondidas essas perguntas passamos para a próxima fase, que é o uso dos softwares. Um bom webdesigner deve ter em mente que na construção de um site existem programas de conhecimento indispensáveis:
I - Um bom conhecimento em HTML:Por mais que existam hoje em dia diversos editores de HTML, o conhecimento da linguagem é um diferencial, principalmente quando nos deparamos com erros que as vezes o editor não reconhece. Saber as principais tags existentes e a correta colocação delas pode fazer a diferença em certos momentos.Para saber mais sobre HTML, visite Arquitetura Web.
II - Utilizar um bom editor de HTML:É certo que existem vários editores circulando por ai, mas o ideal é trabalharmos com o melhor deles, que é o Dreamweaver. Este software é mais que um editor de HTML, com recursos como layers, timeline e behaviors e sua facilidade de interagir com outras linguagens como ASP, CGI, JavaScript, etc. cumpre muito bem o seu papel na construção de páginas dinâmicas e modernas.
III - Trabalhar as imagens que irão ser postas no site:Muito webdesign aponta as imagens como as vilãs nas páginas da Web, sobre elas recai a responsabilidade de deixar o site lento. A solução para isso não é a exclusão de imagens,( principalmente porque um site ilustrado é bem mais agradavel aos usuários do que uma página carregada de textos), e sim trabalharmos todas as imagens que irão ser utilizadas, buscando aliar qualidade ao tamanho das mesmas. O ideal é sempre criarmos uma cópia de baixa qualidade que será visualizada primeiro, enquanto que a imagem original estará sendo carregada. Outra maneira é "fatiarmos" imagens grande, dessa maneira ela será carregada em pequenas partes, agilizando a taxa de transferência.Existem dois softwares que desempenham essas tarefas muito bem, o Photoshop e o Fireworks.Dentre os dois, o Fireworks se destaca por ser também um excelente programa para criarmos botões de menu e background, gerando imagens de alta resolução e baixos tamanhos, além de possuir uma interface mais "simpática" do que a do Photoshop.
IV - Cuidado com as animações:É certo que hoje em dia as animações estão na moda, em turmas de web designer o curso mais concorrido é o do Flash. Todo mundo quer aprender a fazer animações e posteriormente utilizá-las em seus sites. O problema que as animações podem comprometer a velocidade do site, ou mesmo inviabilizar sua visualização. Muitas animações numa mesma página se repetindo indefinidamente podem irritar o usuário, o ideal é utilizar apenas uma animação por página e contextualizar a mesma: utilizando-a para dar destaque a algo.Não utilizar animações com a logomarca também é indicado, afinal a logomarca deve ser algo estático e que chame a atenção, se ela fica circulando ou aparecendo e desaparecendo, o usuário pode não gravar o nome, ou mesmo ignorar a sua existência.Depois de tudo isso, parece que estou renegando o Flash. Não é verdade! Reduzir o seu papel como um simples criador de gifs animadas é subestimá-lo. Com esse software podemos criar banner animados, menus interativos, páginas dinâmicas que interagem com o usuário através das actions scripts, entre outras coisas. Resumindo: com criatividade e disposição podemos fazer o inimaginável em flash, incluindo as já faladas animações.
Pronto o site, passamos para a etapa da publicação. Se desejarmos um site com dominio próprio (www.nossapagina.com.br) é necessário antes verificar se aquele dominio está livre - podemos fazer isso no site: http://registro.br/. Estando livre podemos comprar o dominio e procurarmos um provedor para hospedar a nossa página. Esse provedor pode ser pago ou gratuito (nesse caso é necessário criarmos um sistema de redirecionamento para que ao digitarmos o endereço .com, a página abra no endereço cadastrado no provedor - tema de um próximo artigo).E por fim a divulgação, que pode ser feita através da mídia tradicional: rádio, jornal, tv, revista, outdoor, etc ou através da própria internet, utilizando banners ou janelas pop-up. Para quem não tem dinheiro, vale correr atrás de sistemas gratuitos de divulgação, tais como: troca de links entre páginas com assuntos semelhantes, troca de banners, divulgação em salas de bate-papo (embora irrite alguns usuários dessas salas), fóruns, cadastramento em sites de busca, etc. Depois é esperar o resultado e estar sempre de olho nas novidades da internet, pois o que hoje nela é moda, amanhã já é passado. Leia o artigo Passos necessários para colocar seu site no ar.

0 comentários:

Gostou desta postagem mais ainda tem dúvida???
anselmo.anselmo@hotmail.com ou blogmensageiro@yahoo.com.br

 
Creative Commons License
Template Cronos by Templates Novo Blogger is licensed under a Creative Commons