A informática no futuro
Uma visão interessante do nosso futuro com a informática.
Imagine a utilidade da informática no futuro. Não existirá mais pessoas que se perdem viajando para algum lugar, não existirá mais dinheiro, telefone será coisa do passado, aquele velho inconveniente de acabar o combustível onde não existe posto também será coisa ultrapassada, televisão interativa onde o espectador escolhe o que vai assistir, etc.
Sonhos? Utopia? Que nada! Muitos pensavam assim no século passado quando do início da Revolução Industrial. Avião? Carros rodando a 300 Km por Hora? De jeito nenhum!
Em um futuro bem próximo, a informática estará tão presente em nossas vidas que nem perceberemos. Já existem redes de TV em todo o mundo fazendo experiências com a TV interativa (nada de Hebe!), onde o espectador escolhe o que vai assistir, qual o horário, e inclusive, podendo fazer compras nos intervalos (quando existem). Também já está em fase experimental na Europa e E.U.A. o vídeofone, onde além da voz, a imagem da pessoa também é transmitida para o outro aparelho.
Calculadoras e as velhas agendas de papel já caíram em desuso. O que nós vemos atualmente são pessoas simples abolindo a velha agenda de papel e utilizando os poderosos "chips" para armazenar suas informações em agendas portáteis ou em notebooks, podendo levá-los para qualquer lugar (menos para avião).
A velha bússola e o sextante, que já ajudaram muitos navegadores a descobrirem novas terras, também já eram. Hoje foram trocados por um aparelho chamado GPS, que indica a latitude e longitude exata (com erro de milésimos de grau) em qualquer parte do mundo; isto graças a informática, que pode colocar satélites em órbita da terra, e também proporcionar a recepção de dados via microondas em aparelhos deste tipo que cabem na palma da mão, seja no topo do Himalaia, seja no meio do Pacífico.
Alguém já teve a oportunidade de ver um Ford modelo T? Devia. Quem já teve esta oportunidade, fica imaginando como o homem pode em tão pouco tempo sair de uma "carroça" destas e criar carros como os da Fórmula Indy, que "voam" a mais de 350 Km por hora. Pura informática. Isso mesmo! Sem a mesma não seria possível fazer os cálculos e testes que são realizados para se projetar e construir um carro destes.
Mais um exemplo! Este texto que você está lendo agora também utiliza a informática. Ele foi escrito em um computador que acaba com aquele monte de folhas amassadas de papéis em um cesto de lixo do lado do escritor ou jornalista, pois é possível fazer e refazer quantas vezes quiser; corrigir, apagar, trocar de letra, etc. sem a necessidade de gastar papel.
Não se espante se um dia a sua geladeira falar que você esqueceu a porta aberta, ou se o carro perguntar para onde você quer ir. Isto serão os anos 2000. O pior de tudo é que quem não souber lidar com estes "brinquedinhos" inteligentes e bonitinhos, serão os analfabetos do futuro; não em letras, mas sim em informática.
0 comentários:
Postar um comentário